![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyAvyCtJNnZBF7apjoQ3AwX1ic4xgX-ECd9w0QITFUzBqwJDTVk96b7ChYFan5Ri4nuXqYAy0YNPSLXF-L6RmElSgstK4kTlgJuUql34NTSOXec2kBcCxiBNvtpzuY45E260aWVk6r4rK5/s320/--.jpg)
Praça da Matriz.
Ao seu redor concentram-se os três poderes do Governo Estadual: Executivo, Legislativo e Judiciário. É conhecida como Praça da Matriz por estar localizada em frente à Catedral Metropolitana (Igreja Matriz de Porto Alegre). Desde a proclamação da República, seu nome oficial é Praça Marechal Deodoro, pouco conhecido pelos portoalegrenses, que preferem a denominação original de "Praça da Matriz".
Hoje a Praça da Matriz é o centro político do estado e em seu entorno existem diversos prédios de importância histórica ou social para a cidade. Ali estão a Catedral Metropolitana de Porto Alegre; o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo Estadual; o Edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Ministério Público e o Palácio da Justiça. Também estão localizados na praça o Theatro São Pedro e alguns outros casarões antigos.
Nas suas vizinhanças imediatas encontramos ainda o Solar dos Câmaras, o Museu Julio de Castilhos, a Biblioteca Pública do Estado e a antiga Casa da Junta, hoje o prédio da Casa Civil, todos em edificações históricas. A Praça da Matriz, assim como outros, pode ser considerada como um marco histórico portoalegrense, fundamental na beleza e na cultura da capital.
Referência: http://www.terragaucha.com.br/praca_da_matriz.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário