terça-feira, 19 de maio de 2009

Medo na escola.


Educação transformada em medo.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&newsID=a2461549.htm

O texto trata sobre o medo na escola. Entre os assuntos, destacam-se:

- A questão do medo dos professores e alunos ao entrarem na instituição;
- A violência intraescolar e a repetência dos alunos;
- Fatores que contribuem para a pausa dos jovens na vida escolar;
- Etc.

Problema na comunidade.


O valor do asfalto.

" Além de facilitar a locomoção de pedestres e carros, deixa o local mais agradável em sua paisagem, em especial nesse bairro, com denso verde. "

O bairro Lomba do Pinheiro, entre outros, é um dos que mais sofre com a questão do asfaltamento. As ruas, na maioria feitas de saibro (Areia argilosa) mostram as dificuldades para os moradores após um dia de chuva. Além das fáceis inundações possíveis, causadas também por esse fator, a falta do asfalto propicia constantes problemas para os veículos, com os buracos feitos no solo após as chuvas. O asfaltamento é um direito que deve ser batalhado com o consenso dos moradores, tendo em vista a vontade de solução para esse problema, além de outros que necessitam da atuação da comunidade em uma união constante.

Bairro Agronomia.


Localização e ligações.

O bairro Agronomia localiza-se na zona leste de Porto Alegre, oficializado em 21/09/76. Sua gestação se deve ao tráfego contínuo em duas estradas que foram fundamentais para o desenvolvimento da cidade de Porto Alegre: Caminho do Meio, atual Oswaldo Aranha e Protásio Alves, e estrada do Mato Grosso, atual Bento Gonçalves.

Entre suas principais vias/ligações, destacam-se:
- Avenida Bento Gonçalves;
- Avenida Antônio de Carvalho;
- Avenida Ipiranga;
- Entrada para o Município de Viamão.

Referência: http://www.observapoa.palegre.com.br/

segunda-feira, 11 de maio de 2009


Febre Amarela: Alerta.

Ao total, o estado do Rio Grande do Sul registrou dezoito casos de febre amarela, sete deles levando ao óbito, e dois ainda sendo investigados. A área de risco, que iniciou-se em vinte e dois municípios, se espalhou para duzentos e setenta e dois, desde outubro.

O que mais levanta a questão da febre amarela, é o incontrolável número de bugios mortos, totalizando em 395, até janeiro. Para uma pessoa se contagiar com tal doença, é necessária a transmissão pelo mosquito. Não se transmite a doença de uma pessoa para a outra, apenas com a intervenção do inseto.

Não existem tipos de febre amarelas, e sim tipos de transmissões, silvestre ou urbana. O bairro Agronomia, assim como Lomba do Pinheiro, apresenta alto risco de infecção pela densa área silvestre, com árvores e mata.

A vacinação está sendo altamente procurada no bairro da capital, por ser um dos que mais apresenta riscos de infecção da febre amarela. A vacina é indolor, altamente eficaz contra a doença que se manifesta apenas após dez dias.

Referência: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,porto-alegre-entra-na-area-de-risco-de-febre-amarela,362049,0.htm

terça-feira, 5 de maio de 2009

Catedral Metropolitana.



Catedral Metropolitana.

A história da fundação da Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus está intimamente relacionada com a origem da cidade de Porto Alegre. A necessidade de atendimento religioso para os casais açorianos e alguns soldados paulistas, fez com que fosse designado o padre carmelita Frei Faustino de Santo Antônio de Santo Alberto e Silva, para se estabelecer junto a estes casais nas proximidades do rio Guaíba, a fim de dar-lhes atendimento espiritual.

Segundo Monsenhor Balém, foi por esta época que se ergueu a modesta capela sob a invocação de São Francisco das Chagas, dando nome a nascente povoação de São Francisco do Porto dos Casais. Esta primitiva capela foi construída junto a Rua da Praia, não passando de um modesto rancho de pau-a-pique.

Referência: http://www.catedralmetropolitana.org.br/historia/index.html

Praça da Matriz.


Praça da Matriz.

Ao seu redor concentram-se os três poderes do Governo Estadual: Executivo, Legislativo e Judiciário. É conhecida como Praça da Matriz por estar localizada em frente à Catedral Metropolitana (Igreja Matriz de Porto Alegre). Desde a proclamação da República, seu nome oficial é Praça Marechal Deodoro, pouco conhecido pelos portoalegrenses, que preferem a denominação original de "Praça da Matriz".

Hoje a Praça da Matriz é o centro político do estado e em seu entorno existem diversos prédios de importância histórica ou social para a cidade. Ali estão a Catedral Metropolitana de Porto Alegre; o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo Estadual; o Edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Ministério Público e o Palácio da Justiça. Também estão localizados na praça o Theatro São Pedro e alguns outros casarões antigos.

Nas suas vizinhanças imediatas encontramos ainda o Solar dos Câmaras, o Museu Julio de Castilhos, a Biblioteca Pública do Estado e a antiga Casa da Junta, hoje o prédio da Casa Civil, todos em edificações históricas. A Praça da Matriz, assim como outros, pode ser considerada como um marco histórico portoalegrense, fundamental na beleza e na cultura da capital.

Referência: http://www.terragaucha.com.br/praca_da_matriz.htm